Discurso de renúncia ao Mandato de Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

02-04-2015 11:40

Há sentimentos que só as palavras da poesia podem exprimir e que num discurso temos de saber resumir num contido e sóbrio muito obrigado.

 

Agradeço aos lisboetas a confiança com que me honraram em três sucessivas eleições autárquicas. Agradeço aos funcionários e dirigentes municipais o empenho e dedicação ao serviço da cidade. Agradeço aos autarcas de Freguesia o espírito de equipa com que trabalhámos e às minhas equipas de vereação todo o apoio e colaboração. Agradeço a todos os cidadãos, às universidades, às empresas, às coletividades,
aos criadores culturais, às organizações sociais, a todos os que juntos temos feito Lisboa.

 

Sempre em contraciclo, nestes sete anos, saneámos as finanças municipais e dinamizámos a economia da cidade; introduzimos rigor no planeamento e gestão urbanística; investimos na educação, na cultura, nos direitos sociais, na qualidade do espaço público, na reabilitação urbana; inovámos na mobilidade e no ambiente urbano, na participação cidadã e na descentralização.

 

Sobretudo, nestes sete anos, Lisboa recuperou autoestima, orgulhosa da sua identidade bairrista e universalista, que oferece o seu fado a toda a humanidade e acolhe os sons e sabores de todas as culturas que aqui se cruzam; cosmopolita na diversidade de uma cidade que queremos inclusiva de gerações, atividades, horários, modos de vida, residentes e turistas, estudantes e empreendedores.

 

Nestes sete anos, vencemos a crise municipal e enfrentámos a crise nacional, devolvendo estabilidade ao Município com uma maioria plural, que se soube abrir ao diálogo democrático com as oposições, construindo os compromissos alargados que consolidaram todas as reformas estruturantes, da revisão do PDM á nova divisão administrativa da cidade.


Hoje, a casa está arrumada, a Câmara a funcionar, o futuro programado, com um quadro financeiro sustentado numa gestão de rigor e numa ambição realista.


É tempo de encerrar um ciclo e de abrir um novo. No município e no País.

 

Sei que deixo o Município em boas mãos. Numa transição preparada e planeada e que concretizamos, hoje, quando estamos a 6 meses das eleições legislativas.


A todos os autarcas da cidade, nas Assembleias e Juntas de Freguesia, na Assembleia e Câmara Municipal, e, muito
especialmente ao meu sucessor, Fernando Medina, desejo as maiores felicidades.
Por mim, sinto em consciência ser meu dever concentrar-me agora, com o mesmo espírito de serviço, a mesma energia e a
mesma determinação, a servir Portugal e os Portugueses.